quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Grandes animadores: Andreas Deja

A Disney tem um histórico assombroso de animadores geniais. Não é fácil mensurar a influência desses artistas, dentro e fora dos estúdios disneyanos, ainda mais se considerarmos as décadas de incríveis trabalhos em animação que eles proporcionaram ao cinema.

Nas últimas décadas houve uma renovação do "staff", já que os animadores de mais idade (entre os quais os míticos nine old men) já estavam se aposentando ou falecendo. Após um período de baixa produtividade entre a segunda metade dos anos 1960 e a primeira dos anos 1980, no final dessa última década a Disney animada voltou a causar sensação, com o esforço conjunto de jovens talentos (sobretudo os nine new men) que entusiasmaram o público com personagens e histórias fascinantes. O pontapé foi dado com Oliver e sua turma, mas o merecido sucesso veio com A pequena sereia, em 1989. Havia já bons anos em que a Disney não fazia uma legítima obra-prima, e a sereiazinha inspirada em Andersen foi quem possibilitou uma impressionante retomada de empenho, talento e lucro para a então cansada animação de longas metragens.

Andreas Deja teve um papel crucial nessa época. Após trabalhar em O caldeirão mágico, As peripécias de um ratinho detetive, Uma cilada para Roger Rabbit e Oliver e sua turma, ele "estourou" com a criação, principal desenvolvimento e supervisão de personagens incríveis em filmes tão variados quanto A pequena sereia, A bela e a fera, Aladdin e O rei leão. Sua especialidade eram os vilões: ele que responde por Gaston (o grosseiro e arrogante caçador antagonista da Fera), por Jafar (o invejoso conselheiro do sultão de Agrabah) e por Scar (o tenebroso tio de Simba). Isso não impediu que ele também trabalhasse com resultados louváveis em personagens simpáticos como o Rei Tritão (pai de Ariel), Lilo (a garotinha havaiana de Lilo & Stitch), Tigrão (amigo de Pooh), Hércules e até mesmo Mickey Mouse (em Fantasia 2000)!

Deja também é um tipo de "showman", um dos mais reconhecíveis artistas dessa retomada: aparece em convenções, comenta em vários DVD e até mesmo mantém um blog, em que posta artes próprias e também tesouros cavados no passado, exibindo suas inspirações e deleitando os admiradores de artes Disney. Andreas é um grande conhecedor da história das animações disneyanas, e não foi à toa que escolheu fazer parte do time do então "desprestigiado" O rei leão (haviam-lhe proposto fazer a "primeira opção" Pocahontas): sua paixão por Mogli, o menino lobo o forçava a optar por um projeto onde poderia desenhar e animar animais!


A nota triste nessa sinfonia é que Deja deixou a Disney recentemente. Pouco se sabe ainda sobre suas perspectivas de novos trabalhos com animação, mas seu legado já é importantíssimo, e suas personagens/criações só parecem melhorar a cada revisão dos filmes.

Alguns trabalhos de Andreas Deja:

6 comentários:

Lúcia disse...

Vi um pedaço do último filme do ursinho puff na tv e adorei!! Bem aquelas coisas dos desenhos antigos de mostrar as páginas dos livros e as ilustrações interagindo, coisa linda... Fora as cenas filmadas com bichinhos de pelúcia de verdade que me levavam ao delírio quando criança (eles existem MESMO!!1!). Não sei se os últimos longas da disney sobre o puff também foram bons (tigrão o filme, leitão o filme, sei lá..) porque tinha criado preconceito com os novos nomes de personagens em português. Eu gosto é de Abel e Bisonho, nada de "Coelho" e "Oió", por mais parecido com os originais que sejam.

O Milne é muito bacana né? Estou pra reler os livros do Puff em inglês...

Filipe Chamy disse...

Eu comprei os dois este ano, parecem incríveis mas ainda não os pude ler. E os desenhos do Shepard? Coisa linda, ainda quero escrever aqui sobre ilustradores como ele, o John Tenniel e o Garth Williams.

Esse novo longa do Pooh/Puff é lindo, acho que é o melhor filme da Disney dos últimos quinze anos, talvez! Animação incrível, excelente concepção de backgrounds, textura, cores, desenvolvimento dos personagens e trama... Muito bacana, consegui ver duas vezes no cinema!

Eu estou para ver todos os quatro ou cinco longas desses personagens, também não vi todos e não sei se eles prometem lá muita coisa. Mas o primeiro, com os animais estufados filmados em live action, e todo aquele charme da animação feita a mão, é simplesmente imperdível.

Lúcia disse...

Os desenhos são lindíssimos mesmo! Mas li outro dia que o Shepard queria ser reconhecido por outras coisas e pegou ódio do pooh. Ainda não esbarrei com o resto do trabalho dele...

Melhor filme da Disney nos últimos 15 anos? Quanto tempo tem a Nova Onda? haha E você está incluindo Pixar? :X

Não sei se já vi esse primeiro longa... Tenho muita lembrança do desenho do pooh entalado e tinha a abertura dos bichinhos de pelúcia, mas era um longa? ou um daqueles episódios que passava na tv?

Filipe Chamy disse...

Só contando Disney mesmo. Esse retorno à animação manual fez um bem pro meu espírito... Gosto de Rapunzel, Bolt etc., mas preferiria que a Disney deixasse animação computadorizada só no "selo" Pixar.

Mas claro que exagerei, Mulan, por exemplo, acho bem superior a Pooh (acho um dos melhores longas disneyanos), e só tem qua/catorze aninhos. :)

Esse primeiro longa é este: http://www.imdb.com/title/tt0076363/
Trata-se de uma coletânea de curtas, o último feture episódico da Disney.

E sabia isso do Shepard não, que coisa. Pelo menos isso não retira minimamente a beleza dos traços dele, só torna a coisa mais... triste, de algum modo.

Dúvida: como você cria links nos comentários?

Lúcia disse...

Pela sua resposta acho que não fui clara (ou fui?) "Nova Onda" é como eu chamo "A Nova Onda do Imperador", meu preferido da disney nos últimos 15 anos (mas eu não vi Pooh inteiro, nem vi rapunzel, nem bolt, nem... ah e não gostei de Mulan quando vi no cinema :X não sei o que acharia hoje em dia).

Vamolá, aulinha de código html!
vou botar asteriscos pra não entrar o código, na hora de usar você retira, ok?
<*i>insira seu texto em itálico aqui<*/i>
<*b>insira seu texto em negrito aqui<*/b>
<*a href="http://lilainjil.blogspot.com.br">insira sua legenda aqui<*/a>

Retirando os asteriscos, fica:

insira seu texto em itálico aqui
insira seu texto em negrito aqui
insira sua legenda aqui

Espero que funcione se não vai ser mt tosco haha

Filipe Chamy disse...

Você foi clara sim, eu entendi que falava desse filme (aliás, você já havia declarado ser sua admiradora, principalmente da versão dublada... lembra?), mas dei o exemplo da Mulan porque ele é ainda ANTERIOR ao do Kuzco, hehe.

Ah, é o mesmo HTML que eu uso para editar os posts... Mas achei que nos comentários não dava para utilizá-lo.