sábado, 30 de junho de 2012

Grandes animadores: Jiří Trnka

Cinema ainda é pouco valorizado artisticamente, pelo menos em comparação com as artes mais "nobres" música e literatura. Quadrinhos são ainda menos reconhecidos, com os últimos anos perdendo um pouco do preconceito em se debruçar sobre essa arte e seus aspectos. Mas há uma arte ainda MAIS subestimada que cinema e quadrinhos, e essa arte é a arte da animação.

É muito comum vermos animação relegada a rótulos como "desenho animado", "coisa pra criança" e "produto comercial", entre outras superficialidades, reduções e generalizações.

Quero neste blog, aos poucos, indicar alguns grandes animadores e seus trabalhos, contribuindo um pouco para acabar com esse estigma preconceituoso que ainda não foi revisionado. É um pequeno tributo a uma arte lamentavelmente ainda bastante marginalizada, mas de grande poder expressivo e grande invenção e criatividade. É preciso ajudar nesse esforço, ainda mais que a internet permite que todos vejam essas pequenas joias sem custo algum, com bom acervo e vasta acessibilidade.

Para começar, um mestre da República Tcheca: Jiří Trnka, considerado por alguns "o Walt Disney europeu". A meu ver, Disney era mais empresário que artista, portanto o velho Trnka (que morreu aos nada velhos cinquenta e sete anos, em 1969) está além desse elogio; no entanto, isso serve para mostrar como ele é popular em alguns círculos, e como ele é querido pelos espectadores de suas obras. Seus mais famosos filmes são curta-metragens estrelados por marionetes/bonecos (nos quais revela apurado senso de encenação), mas ele também se destacou em outros campos — como a ilustração de livros infantis, ganhando pelo trabalho um Hans Christian Andersen, a mais importante premiação mundial na literatura para crianças; a ilustração ao lado é dele, e o blog Animation Treasures tem outras.

A influência, o legado e até mesmo o estúdio de Trnka formaram praticamente uma escola de seguidores, entre os quais o também tcheco Jan Svankmajer, o mais internacional dos animadores daquelas bandas "afastadas" europeias (a ele voltarei em um post futuro).

Sem mais delongas, uma amostra do talento desse magnífico animador:









Nenhum comentário: